domingo, 19 de junho de 2011

SETTING GROUNDRULES


Hi everyone!


Penso que uma das coisas mais importantes para o bom andamento do chat é que sejam estabelecidas as regras de participação logo na aula presencial. Material ou tema que será discutido, critérios de avaliação, comportamento durante o chat, horários e grupos que irão participar (caso a turma seja numerosa). Pois penso que muitas vezes algumas atividades não funcionam bem por falta de instruções claras.

Outro ponto importante é deixar que os alunos 'brilhem' durante o chat. Acho importantíssima a presença do tutor, sua participação, mas muito mais eficiente seria um chat onde os alunos discutissem suas idéias e o tutor não fosse aquele quem tem todas as respostas. Criando inclusive um ambiente de liberdade, onde os alunos se sentissem confortáveis para expressar sua opinião sem medo de serem repreendidos por não

ter a resposta certa. Não um ambiente de desordem, onde ninguém ou todos tem razão, mas onde, com 'jeitinho', o tutor vai conduzindo os alunos ao aprendizado, questionando-os, levando-os ao pensamento crítico.


Breves reflexões sobre os pressupostos de Freire.


AMOR


Na tarefa do professor de uma maneira geral, penso que o amor é a força que nos leva a sair de nós, da nossa comodidade, do nosso conforto, para buscar o que é melhor para o(s) aluno(s). Sem amor, não há compromisso, e sem compromisso não há ação. Já discutimos aqui as inúmeras dificuldades que enfrentamos na nossa profissão. Então como permanecer motivados diante de todas elas? Amando, apenas. Amando a educação, amando a perspectiva de contribuir para a construção de um mundo melhor.


FÉ NOS HOMENS



Intrinsecamente ligada ao AMOR, a fé é o que nos faz dar passos, porque sem perspectiva, sem a esperança de que podemos fazer a diferença, cada atitude se esvazia de sentido. Precisamos acreditar que o ensino a distância tem futuro, que os alunos podem sim aprender uma língua estrangeira, que eles podem aprender a ser mais independentes. Senão, o que estamos fazendo aqui?


HUMILDADE


Agora, às vezes podemos colocar nossas esperanças, compromisso e amor em algo, e não dar certo. Aí é onde entra a humildade de perceber, reconhecer nossos erros. Depois? Pedir ajuda, dialogar com colegas e alunos, buscar soluções, mas não isolamento.


PENSAR CRÍTICO


Acho que esse é um grande desafio. Mudar a mentalidade de ‘resposta certa’, alunos que esperam ansiosamente que anotemos tudo no quadro, eles anotam e se preparam para o teste, onde precisarão apenas reproduzir o que anotaram. Fazer pensar é extremamente difícil, mas é esse o nosso alvo. Mas como alcançar isso? Sempre tento dialogar com os alunos na aula inicial sobre o que é o ensino a distância, o que é exigido deles, o que implica aprender uma língua estrangeira. Fazê-los perceber que precisam se comprometer, gastar tempo e esforço nisso, penso que já é um começo.


Abraços!

Um comentário:

  1. Compartilho muitas das suas opiniões, Keyla. Acredito também que a esperança está bastante relacionada com a fé nos homens e um pouquinho de amor também!

    ResponderExcluir