domingo, 19 de junho de 2011

Pensando sobre preparação do bate-papo e outros fatores, eu tenho humildes considerações a fazer.

Para o planejamento do bate-papo, o tutor deve fazer uma predição das perguntas e dúvidas dos alunos. Assim, ele poderá organizar o bate-papo em cima do conhecimento dos alunos e do conteúdo que ele achar que precisa de atenção.

Para estimular a interação entre os integrantes, basta permitir certas conversas paralelas de vez em quando, que são fundamentais para os alunos se sentirem confiantes. Outro artifício muito útil para estimular essa interação é uma pergunta direta a algum aluno que esteja de certo modo "calado". Pedir para esse aluno comentar a mensagem de um determinado colega ou para responder a pergunta de um colega antes do tutor responder. Isso cria um clima seguro para interação entre alunos.

Geralmente, é mais efetivo demonstrar a importância do bate-papo após um primeiro bate-papo com a turma. Através de mensagens ou nos próximos encontros presenciais, o tutor pode comentar opiniões de alunos do bate-papo ou conteúdos mencionados ou esclarecidos apenas no bate-papo. Fazer do bate-papo uma extensão da aula é um estímulo à presença e participação dos alunos.

Um bom clima entre alunos e tutor também é essencial, como foi nosso primeiro chat com a Isathai, mas para isso não tenho dicas, infelizmente.

2 comentários:

  1. Assim como você, Helton, penso que o retorno ao bate-papo com olhares reflexivos é bastante válido, sobretudo quando temos essa oportunidade realizada em um encontro presencial, com as interações impressas. As possibilidades de trabalho parecem ficar ainda mais evidentes quando estamos ministrando conteúdos de língua estrangeira, portanto, possível de haver reflexão quanto à forma/função das expressões utilizadas.

    ResponderExcluir
  2. Humildes considerações? Helton você deu contribuições preciosíssimas!
    Quanto ao nosso chat, você foi um amor! Na realidade, o clima da turma em si já é ótimo desde o começo, todo mundo compromissado, demonstrando grande interesse em participar. Mas a minha dica é, além de tudo que você falou, tentar aproximar, sempre que possível, os conteúdos debatidos com a experiência dos alunos. Foi mais ou menos o que eu fiz no chat e o que eu tento fazer sempre.

    ResponderExcluir