domingo, 19 de junho de 2011

Freire e Morin

Amor, pensamento crítico e esperança são palavras que Paulo Freire utiliza em um dos últimos textos lidos. São, também, palavras utilizadas por Edgar Morin nos "7 saberes necessários para o sec. XXI". Isso só vem confirmar que é preciso nos afastarmos da ideia tradicional(izante) de que educação é pura "transmissão" de conhecimentos, e não uma troca contínua onde (novos) conhecimentos se constituem e (re-)definem.

Vimos alguns exemplos de "chat", onde essa troca parecia não existir. É uma forma de, quiçá, cristalizar o momento de uma aula presencial, onde o professor centra toda a atenção em si, ou, sob a falsa intenção de que a atenção está no conteúdo "transmitido" - o que leva de novo o centro de atenção a si próprio. Se um tutor apresenta esta FALTA DE dinâmica num chat, provavelmente esta é a crença que o direciona na educação presencial, também. Pois aqui, voltamos à discussão dos pilares filosóficos e epistemológicos já discutidos na primeira etapa do curso de tutoria da UFC Virtual.

Urgente, então, é a necessidade de nos tornarmos mais humanizados (e não apenas hominizados), cientes de nossas falhas - bem como na capacidade de aperfeiçoamento constante - e certos de que apenas no diálogo, pode-se (re-)construir "verdades", que talvez venham a ser melhores para a humanidade do que estas que tendemos a reproduzir.

Prof. Lins
(Peço perdão pela ausência nesta aula, mas estou com uma Oficina de Prática Oral em Meruoca, onde o deslocamento não é algo fácil, além de ter tido alguns contratempos com compra de passagem e deslocamento nas últimas duas semanas por problemas com a Sra. Marylane - que todos devem conhecer!!!).

3 comentários:

  1. Como voc~es devem ter percebido, por questões práticas e de tempo, optei por reunir as duas postagens em uma única, a fim de contemplar as questões desta aula.

    ResponderExcluir
  2. Lins, senti sua falta no chat ontem, tenho certeza de que você daria contribuições importantes, até por sugestões que você deu no início do curso...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Isa. Mas tenho passado por momentos bem complicados, uma Oficina de Prática Oral em Meruoca, que me veio em cima da hora, uma suspeita de câncer com meu pai (em Salvador), e a finalização do mestrado até dezembro. Bem, não estou me justificando, tanto que assumo minhas faltas, mas estou cumprindo tudo como posso - priorizando algumas coisas, sem deixar de fazer bem feito aquilo a que me proponho. E você, como tutora, sabe que o curso de aperfeiçoamento é tão importante quanto uma disciplina. Mas eu devo dedicar mais tempo aos alunos, não é? Afinal, estamos fazendo as duas coisas ao mesmo tempo! :)

    ResponderExcluir