segunda-feira, 6 de junho de 2011

Chat

Organização é fundamental para o bom andamento de um chat! É necessário não só que nos organizemos antes do chat, mas também durante o mesmo. Nos chats convencionais conversas paralelas se estabelecem possibilitadas pelo acompanhamento que os indivíduos fazem entre si a partir de seus nicknames. Recursos como sinal de alerta a cada momento que uma mensagem é direcionada a você, ou a cada vez que seu nome é mencionado em algum lugar da tela são alguns dos recursos que ajudam a organizar o caos que o chat parece ser. Muitas vezes os chats não dispõem desses recursos e, mesmo assim, as pessoas são capazes de se organizar, simplesmente acompanhando os nicknames de seus conhecidos, em chats convencionais que chegam a reunir milhares de pessoas. O problemo com o bom andamento dos chats educacionais é a falta de familiaridade dos alunos e professores com o gênero em questão.

O principal problema do chat é que, como tutores e alunos não estão familiarizados com tal gênero, eles não conhecem as regras necessárias para seu bom funcionamento. Um usuário de chats reais (ex.: uol, bol ou IRC) assimilou tais regras naturalmente. Portanto, no ambiente educacional, sem a experiência real no gênero, acaba acontecendo de todos tentarem se expressar, "falar", ao mesmo tempo e não ler o que os outros produzem, não havendo interação real de fato (que é base da existência desse gênero). Para que haja interação de fato, não basta que os professores simplesmente estimulem a produção dos alunos, ou a troca pontual de idéias entre um e outro sujeito. O que precisa haver é uma dinâmica bem definida, dividida em pequenos grupos e pautada em subtarefas que estimulem a troca de informações entre indivíduos desses pequenos grupos. Sendo, ao final, necessário, reunir o grupo como um todo para que as discussões em grupos sejam resumidamenete expotas por representantes e assim atinjamos um objetivo maior, que seria a razão para a necessidade do encontro.

A única forma de verdadeiramente demonstrar o quanto os bate-papos são relevantes para as situações virtuais de aprendizagem seria realizando tais encontros de forma tão eficiente que os alunos se sentissem satisfeitos ao final de cada um deles e fossem, também, capazes de perceber que de fato a construção do conhecimento se deu naquele momento de interação.

4 comentários:

  1. Tarcízio,

    Primeiramente, você salienta um dos problemas relacionados ao funcionamento dos chats para o ensino-aprendizagem: a falta de familiaridade dos participantes desse processo com esse gênero. Em seguida, você normatiza algumas ações para o funcionamento eficaz dessa prática: dinâmica bem definida; pequenos grupos; subtarefas; resumo; etc.

    Você acha, então, que é exatamente a falta de fluência nesse gênero que motiva o estabelecimento de algumas "regras" antes de sua prática? Penso que possa ser isso.

    Sobre a relevância dos bate-papos, discordo, parcialmente, de você. Não se deve haver uma "única forma". A interação resultante do bate-papo não precisa refletir necessariamente a construção do conhecimento, mas pode se constituir um momento fundamental e anterior/posterior a isso. As possibilidades não devem ser limitadas.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Samuel, concordo com você e discordo de mim mesmo quanto a esse ponto rsrsrsrsrsrs. Realmente, depois, relendo o que vi, percebi que acabei atribuindo um matiz, ao tom do discurso, que eu não havia planejado (nem pretendia). Da forma como me coloquei ficou como se na realidade não houvesse outras alternativas para além da dinâmica que sugiro, como se houvesse um único caminha possível para o bom funcionamento do chat. Aproveito então, simplesmente, para frisar o problema, mas não vou editar o texto, pode servir até como lição para quem produz sem a devida revisão necessária rsrsrsrsrrsrs
    P.S.: Também não revisei este rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Sempre é bom refletir sobre o que fazemos/escrevemos em um momento posterior ao da produção, não é mesmo, Tarcízio? Se você editasse seu primeiro texto, meu comentário ficaria totalmente descontextualizado. É bom perceber que o bate-papo pode ser utilizado como parte de um processo maior, apenas, bem como pode ter um objetivo específico e único que pode ser alcançado durante sua realização.

    ResponderExcluir
  4. Também não estou muito certa se o único problema do chat decorre do fato de não haver familiaridade com ele. Como debatemos no nosso bate-papo, há que se fazer pesquisa para confirmar nossas hipóteses! rsrsrsrs Abraço, meninos!

    ResponderExcluir