quinta-feira, 16 de junho de 2011

Figura


Comparando a figura com práticas avaliativas podemos, talvez, em se tratando da relação professor-aluno, interpretar que a figura pode estar tentando apontar a situação na qual o professor, em uma postura tradicional, entende que o aluno, enquanto indvíduo que precisa ser avaliado, também é encarado como alguém que necessita de "reparo", precisa ser "consertado". Essa interpretação pode partir, justamente, da presança da ferramenta na mão do professor. Contudo, também consigo enxergar uma interpretação mais positiva da figura em questão. Poderíamos, da mesma forma, interpretar a presença da ferramenta que compõe o quadro como a tentativa de apontar a necessidade de um objetivo maior para a avaliação. Em outras palavras, a mera avaliação nada significa, ela na realidade tem o intuito de revelar problemas, deficiências ou dificuldades que a checagem do professor deve identificar com a intenção de beneficiar o aluno.

P.S.: Para falar a verdade, para mim, a figura não parece apresentar um professor e um aluno, mas um técnico e um homem moderno, de certa forma revelando o paradgma social no qual nos encontramos atualmente. Alguém mais também viu isso ou fui só eu?

Um comentário:

  1. É, Tarcízio, parece. Creio que ela tenha sido "aproveitada" por apresentar semelhanças com alguns métodos de ensino que visam encontrar coisas erradas nas cabeças dos alunos...

    ResponderExcluir