domingo, 19 de junho de 2011

Participando de chat sem ficar chateado!

De acordo com relatos publicados em nossos fóruns até agora, pude perceber que a ferramenta chat ou bate-papo é vista por nossos alunos como algo entediante, ou desnecessário ou confuso. Acredito eu que, em maior parte, essa má impressão se deva ao desconhecimento das vantagens de tal ferramenta para a aprendizagem.

De certa forma, o chat e o fórum se assemelham no sentido de formar um ambiente de trocas de informação entre os participantes, a diferença é que o chat é sínccrono, e o fórum, assíncrono. Em outras palavras, não há como participar efetivamente destes ambientes sem "carregar uma bagagem". A definição de que bagagem principal o aluno fará uso é o tutor.

Como podemos perceber, ser tutor não é tão fácil quanto parece. Fica a cargo desse profissional estabelecer que ponto-base será discutido. Tal ponto deverá ser,  no mínimo, interessante no sentido de possibilitar a discussão de um assunto por diferentes vieses, dando abertura para o compartilhmento de diferentes tipos de experiências entre os alunos. Por outro lado, sabe como é...assunto interessante, que puxa um comentário...que puxa outro e outro...e se nessa hora o tutor não der  uma freada, ou melhor uma laçada para o ponto-base, o chat já terá se transformado num caos. 

Para evitar tal caos, fica também a cargo do tutor, dar as cartas, ou seja, estabelecer as regras do jogo antes que a partida comece. Então, quantas intervenções serão feitas por cada aluno, o tipo de linguagem a ser usada, a pertinência das intervenções etc., quem estabelece é o tutor, até mesmo pelo fato de que esses estabelecimentos prévios vão servir de base para a avaliação de participação no chat.

Fazer o aluno consciente de todo esse processo fará com que o chat tenha um objetivo mais claro para o aluno e consequentemente, ele o tornará mais rico e também vai aprender no ambiente. No caso de isso não acontecer, sobra de novo para o tutor dar uma mãozinha, ou melhor, um empurrãozinho para extrair o máximo do aluno durante o chat, lógico, tendo em mente as questões afetivas.

Bem, da forma como falei, parece que vai sobrar tudo para o tutor. Gostaria de defender que, sendo organizado, o trabalho vai ficar dividido entre tutor e aluno, 50/50, como? O tutor estabelece o assunto e as regras, o aluno estuda e interage. Assim parece muito fácil e sei que não é, mas também não precisa ser um fardo. Chat bem organizado não deixa ninguém chateado!

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