domingo, 19 de junho de 2011

Papeando...




O bate-papo como ferramenta pedagógica requer um processo de planejamento bastante elaborado com o intuito de evitar maus entendidos com relação à sua importância e função.
É necessário que os objetivos do chat sejam previamente definidos para que que se possa avaliar sua função e seus alcances. Que tipo de chat então será realizado? Para que? Quem são os sujeitos participantes? Uma vez traçados esses objetivos, é importante fazer com que os sujeitos envolvidos nesse processo tomem conhecimento dos mesmos assim a participação dos mesmos poderá ser incentivada com maior consciência. Dicas de como a comunicação na sala deve acontecer podem ser enviadas para os alunos, assim pode-se favorecer um ambiente mais agradável com possibilidades de interação iguais para todos.

Como em todos os outros momentos do curso, no ambiente virtual, o incentivo à participação de todos deve ser desenvolvido pelo professor, através da chamada e orientações prévias para a participação de todos, perguntas direcionadas, solicitação que uns respondam ás indagações do outro, também pode ser uma excelente iniciativa.

O bate-papo ainda pode ser considerado pelos alunos, uma ferramente de pouca importância, o que talvez se deva ao fato da origem do gênero estar relacionada a uma prática pouco acadêmica, mas se o professor discutir com os alunos sobre o valor dessa ferramenta no processo durante o curso, marcar datas previamente, indicar propostas de interação e oferecer acesso aos assuntos a serem discutidos, a construção de um diálogo mais eficiente na sala da bate-papo.

É importante que todos os sujeitos participantes do ensino online tenham consciência de que todos são responsáveis pela constante elaboração do conteúdo do ambiente e por conseguinte da aprendizagem do outro.

Um comentário:

  1. É, Tom, você sintetizou bem seus conhecimentos prévios, experiências, leituras, bem como nossas discussões!

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