sábado, 11 de junho de 2011



Pilares da educação diálogica freiriana



Amor e Humildade:

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.” (1 Co.13) O amor é a essência da vida; é ele que nos motiva a realizar o nosso ofício: plantar sementes na vida dos educandos. Já a humildade proporciona a igualdade de papéis no contexto educacional. O professor/tutor deixa de ser o detentor do saber e passa a ser parceiro dos alunos. Cito como exemplo alguns fóruns de discussões em que muitos alunos colaboram significativamente levantando reflexões interessantes e indicando materiais extras que proporcionam aos colegas de cursos e ao tutor uma troca interativa de conhecimento.


Fé nos homens , Esperança, e Pensar Crítico:


Acreditar, esperar, lutar, fazer acontecer... É um bom começo para transformar a realidade, não concordam?! O tutor põe em prática estes elementos quando vê seus alunos como seres autônomos no processo de ensino-aprendizagem; livres para expressarem suas idéias e opiniões, esperando que a construnção do conhecimento se realize de forma coletiva. Ter esperança nos alunos é, primeiramente, acreditar que eles possam observar de forma autônoma a realidade, refletir sobre ela e transformá-la através de suas manifestações. Muitos ambientes virtuais de aprendizagem disponibilizam ferramentas que proporcionam a realização destes elementos de dialogicidade: os fóruns de discussão, as atividades de chats, as atividades de portfólios em grupos etc. Sendo assim, a indicação de material extra, o posicionamento do tutor e dos próprios colegas sobre as reflexões postadas, o direcionamento de discussões e o incentivo à exposição de opiniões são ações tutoriais essenciais que valorizam a dialogicidade freiriana de acordo com estes elementos.

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