terça-feira, 7 de junho de 2011


Amor: Sendo o amor considerado, também, como o compromisso com os homens, esse é atualizado pelo tutor em sua função, uma vez que sua prática pedagógica deve refletir respeito e cumplicidade com os demais participantes do processo de ensino-aprendizagem, alunos e professores coordenadores.

Humildade: A humildade deve estar presente nas atitudes do tutor ao interagir com seus alunos. A consciência de que o tutor também pode aprender com os demais participantes do processo de ensino-aprendizagem já consiste em um primeiro passo para o alcance da postura humilde que compreende a atuação de um bom tutor.

Fé nos homens: O poder de (re)fazer e de (re)criar entra em ação na função do tutor na medida em que ele se compromete e assume sua responsabilidade, aceitando a natureza flexível da Educação a distância.

Esperança: A esperança é o que faz com que a maioria dos tutores ainda permaneça em suas funções. Afinal, não seriam as condições de trabalho, nem mesmo o retorno financeiro resultante de suas ações, que ainda não são satisfatórios.

Pensar crítico: O pensar crítico deve ser motivado pelos tutores independentemente da natureza da disciplina em estudo. Muito possivelmente, conteúdos de natureza menos flexível, exatos, etc. podem não possibilitar um diálogo mais reflexivo e resultar em posturas críticas. Isso não acontece com os temas abordados durante o processo de ensino-aprendizagem de línguas (materna/estrangeira).

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