segunda-feira, 13 de junho de 2011




Batendo um papo...

Caros colegas, Considero os aspectos abaixo bastante relevantes para a realização de atividades de bate-papo:



  • Planejamento didático do encontro virtual: assim como planejamos nossos encontros de aula presencial, devemos fazer o mesmo para os encontros de “chats”, ou seja, organizar os tópicos e questionamentos que serão abordados durante realização da atividade e prever um tempo aproximado para cada tópico abordado.

  • Conscientizar os alunos sobre as regras de conduta durante o encontro de bate-papo: neste caso, foi como nossa mediadora, Isa, fez, enviando um relátorio de orientações para a realização de chat pedagógico;

  • Dividir a turma em grupos balanceados de forma que todos possam participar ativamente da atividade. Se houver uma grande quantidade de participantes em apenas uma sessão de chat, a discussão pode se tornar confusa e improdutiva.

  • Selecionar um tempo adequado para a atividade. De acordo com as orientações que recebi até agora, cada sessão deverá ter aproximadamente 60 minutos.

Acredito que, tanto para conscientizar os alunos sobre a importância de um bate-papo como para estimular a participação deles neste tipo de atividade, o tutor pode enviar mensagens que ratifiquem a importância da leitura do material para a realização da discussão, e, durante a sessão, abordar questionamentos interessantes e contextualizados. Em alguns casos, quando há alunos que não interagem com muita frequência durante a sessão, costumo me dirigir diretamente a ele, convidando-o a expressar a sua opinião sobre o assunto abordado. Infelizmente, o que ainda encontro de negativo em relação a este tipo de atividade é o fato de que os alunos ainda a encaram como um encontro para tirar dúvidas sobre a disciplina em geral (e olhe que são de todos os tipos possíveis: sobre como fazer as atividades que estão sendo pedidas, sobre as correções, sobre as notas, sobre as provas, sobre as presenças, etc). Em minhas primeiras experiências pessoais, geralmente, perdia de 10 à 15 minutos da sessão para focar a turma na discussão planejada, mas, depois de algumas práticas, aprendi a lidar melhor com isto, e não tenho mais tantos problemas atualmente, já que deixo bem claro para todos que as dúvidas extras chat serão esclarecidas após a realização de fato da atividade. Uma boa sugestão para evitar este tipo de problema seria disponibilizar obrigatoriamente em todas as disciplinas um espaço reservado para o esclarecimento de tais dúvidas (poderia ser um chat ou fórum tira-dúvidas). Consequentemente, poderíamos ter chats mais eficientes em seus objetivos.

2 comentários:

  1. Acredito que os fóruns tira-dúvida têm, pelo menos teoricamente, uma proposta excelente. Tenho observado que, infelizmente, na prática muitos alunos não usam este espaço quando requeridos, por acharem que não há uma obrigatoriedade.

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  2. É verdade, Franciclé, talvez eles estejam mais acostumados com a ferramenta "mensagem".

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