segunda-feira, 20 de junho de 2011

Refletindo sobre avaliação


Comparando a figura com práticas avaliativas, e considerando o caráter formativo da avaliação, eu diria que temos um professor verificando, observando atentamente o cérebro do aluno, para uma possível análise do resultado de sua ação pedagógica. A ferramenta na mão dele pressupõe a utilização de técnicas, instrumentos e procedimentos que são utilizados na avaliação da aprendizagem, e que ele teria na mão uma “ferramenta” necessária para, após a análise de seus resultados e dos resultados dos alunos, intervir em sua prática pedagógica, visando melhorar a aprendizagem do aluno. Ressalto que minha análise só faz sentido se o processo de avaliação buscar benefícios para os sujeitos que dela participam (alunos e professores) permitindo, consequentemente, uma melhor organização do trabalho pedagógico, já que “Avaliação é aprendizagem; enquanto se avalia se aprende” (VILLAS BOAS,2009).



Um comentário:

  1. Posso aproveitar a figura que você já postou aqui, Aline? Obrigado! Seguem as minhas considerações:

    Ao observar a ilustração, percebemos o professor abrindo a cabeça do aluno, portando um possível instrumento de mensuração, como se, dessa forma, fosse possível realizar a avaliação de conteúdos aprendidos. Retomando Luckesi (1995, p. 69), apresentado na 'Aula 04: Avaliando nossa prática', a avaliação é "um juízo de qualidade sobre dados relevantes". Para que a aprendizagem se realize de modo a beneficiar os participantes menos experientes do contexto de ensino-aprendizagem, os alunos, é importante que os "dados relevantes" sejam evidenciados pelo par mais experiente, o professor, de modo a fazer com que os alunos tenham consciência dos objetivos de suas ações em relação à aprendizagem. Conteúdos, critérios, dinâmica de participação e interação precisam ser apresentados e debatidos em conjunto com os participantes do processo de ensino-aprendizagem, tornando o "juízo de qualidade" o mais objetivo e claro possível. Uma pergunta que pode ser feita é a seguinte: o que avaliar? Competência ou desempenho? É possível avaliar a competência do aluno? Frases do tipo "eu sei que ele sabe, ele apenas não se saiu bem" são pertinentes no processo de avaliação? A reflexão sobre essas questões e sobre a coerência no processo de avaliação deve compor a agenda dos professores/educadores.

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