sábado, 18 de junho de 2011

Cérebro X HD
Através da figura, o professor verifica possíveis falhas para o bom funcionamento do aluno. A ferramenta na mão do professor é o meio mais rápido e simples de ajustar o aluno. Tudo muito fácil de tabalhassemos com máquinas-aluno. Na realidade do processo de ensino-aprendizagem lidamos com seres humanos com os quais os ajustes para um bom "funcionamento" não é questão de apertar ou afrouxar parafusos e nossa ferrramenta de ajuste pode até ser uma caneta (para mostrar as correções em provas e trabalhos escritos), porém o que mais deveria fazer diferença era uma correção e discussão conjunta entre professor-aluno sobre o que tem que ser melhorado. Infelizmente nem todos os professores tem esse hábito e/ou tempo para esse tipo de avaliação, ocorrendo o que a figura pode representar: uma correção mecânica apenas.
Júlio César

Um comentário:

  1. Você tocou num ponto chave: a dicotomia máquinas-aluno x seres humanos. O processo é mais complexo do que a figura sugere... Mas como você disse, infelizmente essa dinâmica de avaliação conjunta ainda não é realidade...

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