domingo, 3 de abril de 2011

Quem disse que a primeira impressão é a que fica?

Na minha primeira vez, fui chamado pela minha ex-orientadora de iniciação científica para tutoriar uma disciplina à distância de língua portuguesa em Quixeramobim. Achei muito interessante e fiquei bastante empolgado. O problema foi que minha coordenadora também era inexperiente nessa modalidade e não deu orientações suficientes para o bom andamento da disciplina. Resultado: não acompanhei os alunos devidamente, não controlei os recibos devidamente (na época, devolvíamos o valor das diárias se não apresentássemos recibos) e paguei por viagens do meu bolso (a coordenadora não solicitou diárias para segunda chamada nem AF). Eu não tinha a mínima noção de cálculos de notas, de acompanhamento dos alunos, nem de critérios de faltas e reprovação. Ou seja, ao final da disciplina houve uma correria enorme e stress para concluir tudo a tempo.
A cereja do bolo, como se diz, foi um auxílio combustível que eu recebi sem saber e tive que pagar agora, esse ano - e a viagem foi em 2008! A desorganização na prestação de contas da época também me prejudicou, pois eu nem sabia dirigir, nem tinha carro! Recebi o auxílio e não notei, por não saber o valor - era minha primeira vez. E ninguém me avisou até poucas semanas atrás.
Bem, essa primeira impressão foi péssima, mas não foi a que ficou. Aos poucos, fui sendo interado do regulamento do curso, fui recebendo instruções mais detalhadas, fui pegando o feeling da EaD, os fundamentos dessa modalidade de ensino, fui melhorando minha atuação e fui acompanhando a organização paulatina tanto da prestação de contas quanto dos profissionais envolvidos nesse curso. Acabei percebendo o vanguardismo dessa modalidade de ensino/aprendizagem e a propensão da educação atual a favor da EaD, com todos os recursos da web e dos ambientes de aprendizagem. Acabei também me apegando ao estilo semi-presencial e gostaria de poder me dedicar inteiramente à UFC - UAB, se não fosse apenas uma bolsa.
Atualmente, vejo que estamos ainda em processo de organização, de improvement do curso. É um prazer ver esse curso hoje como disseram o Tom e outros colegas, uma teia de colaboração, uma engrenagem da qual participamos e a qual fazemos ficar forte a medida que nós mesmos nos tornamos fortes. Como dizem os americanos, "a chain is no stronger than its weakest link".

6 comentários:

  1. Quanta história pra contar hein Helton! Já ouvi falar muito bem do seu trabalho, e sinseramente fico muito feliz que essa primeira impressão não tenha ficado, se tivesse teríamos perdido um bom profissional.

    ResponderExcluir
  2. As prestações de contas dão realmente um capítulo!! No fim das contas, o que vale mesmo são as experiências que ganhamos. Estas são impagáveis.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Helton! Ainda tá pagando??!É dificil mesmo a situaçao, por isso ando com todos os comprovantes etc e enviando meus pedidos de passagem diretamente com a Marylane! :D

    ResponderExcluir
  4. Quem é que não teve dor de cabeça coma prestação de contas? Mas ainda bem que você não desistiu, Helton! Abs,

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Tom!
    E valeu pela força, gente. Creio que não podemos mesmo desistir ou permitir que um curso desse potencial seja descreditado e desacreditado.

    ResponderExcluir
  6. Ainda vamos estar lá em cima na EAD e juntos.

    ResponderExcluir