quarta-feira, 6 de abril de 2011

Minha primeira vez...

Oi bom dia! Sou Liliane Domingos e minha primeira experiência com EAD veio com o olhar de minha orientadora quanto ao meu objeto de pesquisa no mestrado. Eu queria estudar a fonologia da língua inglesa no ambiente de cursos livres, e foi ela que me incentivou a pesquisar dentro do ensino a distância, pois era uma área nova, em que pouco estudo estava sendo desenvolvido. Então, ela passou a me apresentar as disciplinas do curso de Letras/Inglês da UFC/UAB e eu vi que de fato o ensino a distância era um prato cheio para a pesquisa. Só então fiz o cadastro e realizei o curso de formação de tutores(UAB 47), onde pude ter contato com a forma como são desenvolvidas as atividades a distância, e gostei muito. Foi então que um amigo precisou de ajuda, eu teria que substituí-lo em algumas aulas presenciais no polo de Quixadá pela UFC/UAB, a disciplina era Oficina de Prática Oral, e os alunos eram do sexto semestre, se não me engano. Já recebi o material pronto da coordenadora da disciplina e preparei a aula de acordo com tal material e de acordo com as expectativas de uma turma de sexto semestre. Quando cheguei no polo, percebi que o material e a aula não poderiam ser colocados em prática, o nível de fluência dos alunos estava um tanto abaixo das expectativas e percebi que eles precisavam de muita ajuda. Tentei fazer o possível por eles nas aulas em que estive lá. Gostei muito da turma, mas reconheci que eles precisavam de um acompanhamento mais intenso. Como já falei, estou no mestrado e sou bolsista, por conta do tipo de bolsa que recebo, não posso atuar como tutora a não ser que me desligue da bolsa, o que não posso fazer no momento. Também tive a oportunidade de acompanhar com a ajuda de minha coordenadora a disciplina de Fonologia Segmental da Língua Inglesa, e tive a opoortunidade de pesquisar um pouco sobre a aquisição da língua do ponto de vista do aluno, e assim que tiver alguns resultados, terei prazer em dividir com vocês. Bem, apesar de minha atuação como tutora ser bem resumida, tenho bastante contato com o ensino a distância por conta da minha pesquisa e por conta das pesquisas que leio sobre ele, e também tenho oportunidade de falar com muitos tutores e escutar seus relatos sobre tal. Espero que com esse curso de formação continuada eu possa ter muito mais "experiências" através das diferentes vozes aqui presentes.

3 comentários:

  1. E quem sabe outras pequisas também não surgem, né Liliane?

    ResponderExcluir
  2. OLá Liliane,
    Fico feliz em saber que você está pesquisando sobre a língua inglesa na EaD. Interesso-me bastante nesta área! Estamos aqui para contribuir no que for necessário para a sua pesquisa,ok!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. É verdade Lili, se eu puder ajudar de alguma forma você sabe que pode contar.

    EU TAMBÉM VOU PESQUISAR EM EaD na minha monografia de especialização ainda não sei exatamente o que mas acho que será algo com relação ao desenvolvimento da oralidade.

    Dicas são bem vindas, afinal tenho que defender até dezembro.

    Obrigado,

    tOm^^

    ResponderExcluir