quinta-feira, 21 de abril de 2011

Cordel Encantado

Pessoal, segue abaixo a minha atividade de portfolio da aula 1. Vejam se vocês conseguem identificar de quem se trata rsrsrsrsrsrssrs
Espero que todos gostem!

Abraço a todos,
Fco Tarcízio C. Benevides Jr.



Cordel de Tutoria Encantado

Oi, bom dia!
Venho até aqui visando minha melhoria.
Pra isso vou falar da minha primeira experiência com EAD,
Que apesar de muito boa foi difícil pra valer.
Sob o olhar de minha orientadora,
Acabei tendo que me mostrar uma grande professora.
Muito embora o objetivo almejado
Fosse o objeto de pesquisa do meu mestrado.
Eu queria estudar a fonologia do inglês num curso,
Mas a professora mostrou que talvez fosse melhor outro percurso.
E foi ela que me incentivou a pesquisar
Dentro do ensino a distância no Ceará.
Pois era uma área nova,
Sempre posta a prova,
Em que pouco estudo estava sendo desenvolvido,
Então tudo era pouco conhecido.
Ela passou a me apresentar
As disciplinas que os alunos devem cursar.
E eu vi que de fato o ensino a distância
É realmente um campo de muita importância.
Um prato cheio para a pesquisa,
Assim vesti a camisa.
Só então embarquei nessa e fiz o cadastro.
Seguindo assim um importante rastro,
Que é o da tecnologia no ensino,
E que está chegando a pino.
Realizei o curso de formação de “tutores”,
Que na EaD é o mesmo que “professores”.
Lá pude ter contato com atividades a distância
Gostei muito e me dei muito bem, sem petulância.
Foi então que um amigo precisou de ajuda.
Sem experiência, pensei: Que situação cabeluda!
Eu teria que substituí-lo em algumas aulas presenciais.
Depois pensei bem, não era nada demais
A disciplina era Oficina de Prática Oral,
Tudo, na verdade, podia ser tão legal!
Os alunos eram do sexto semestre,
Cada um já era provavelmente um mestre.
Já recebi o material pronto da coordenadora,
Que era certamente uma grande professora.
Preparei a aula de acordo com tal material.
Tudo até então era só alto-astral.
No polo, percebi que não podia colocar aquilo em prática.
Será que a EaD era na verdade uma falácia?
O nível dos alunos estava um tanto abaixo da expectativa.
Decidi não procurar culpados, procuraria ser criativa!
Percebi que eles precisavam de muita ajuda.
Essa sim era uma situação cabeluda!
Tentei fazer o possível por eles nas aulas em que estive lá
Fiz tudo o que podia, tentei incentivar.
Gostei muito da turma!
Embora muita gente não assuma,
A EaD tem futuro,
Não é um tiro no escuro.
Mas reconheço que precisa de um acompanhamento mais intenso.
Por ela desenvolvi um interesse imenso!
Como já falei, estou no mestrado,
Estou me tornando um profissional mais capacitado,
E como outros bolsistas,
Meu tipo de bolsa me impede de pagar, à EaD, outras visitas.
Acompanhei também a disciplina de Fonologia Segmental.
Quero contribuir, tornar a EaD fenomenal!
Lá tive a oportunidade de pesquisar um pouco sobre a aquisição da língua.
Às vezes sinto que o profissional de EaD está um pouco à míngua...
assim que tiver alguns resultados, terei prazer em dividir com vocês.
Quero assim multiplicar o valor da EaD no mínimo por seis!
Bem, apesar de minha atuação como tutora ser bem resumida,
Tenho bastante contato com a EaD por conta de minha pesquisa.
E também tenho oportunidade de falar com muitos tutores,
Que com seus relatos acabam sendo meus grandes professores!
Espero que com esse curso de formação continuada
Eu possa me tornar uma pessoa mais realizada
E possa ter muito mais "experiência",
Alcançando total eficiência
através das diferentes vozes de cada um aqui presente,
Me tornar uma professora cada vez mais competente!

5 comentários:

  1. Claro que é da Liliane.

    Gostei da idéia do cordel. Ficou engraçado.

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito bom, muito criativo. Estamos vendo outros talentos por aqui não é mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Tarcízio! Você toca violão?! Quero ver você cantando sua produção no nosso último encontro presencial. O que você acha?!

    ResponderExcluir