sábado, 2 de abril de 2011

First time! Challenging....



É essa palavra mesmo, desafiadora. Assim descreveria minha primeira experiência como tutor. Eu sabia que o projeto existia pois tinha ouvido falar por um colega que estava fazendo, depois soube que outro colega era tutor, que outro trabalha no instituto como bolsista. Fiquei muito interessado no trabalho, pois além de ser experiência em ensino superior era EaD, pois eu tinha tido a oportunidade de fazer algumas disciplina online na graduação, inclusive dois dos meus estágios supervisionados. Entrei em contato com uma professora conteudista que tinha sido minha professora na graduação e pedi que ela considerasse o fato de me incluir no grupo dela, já que ela sabia que eu tinha certa experiência ainda que em outra plataforma, o TELEDUC. Não foi possível. Fiquei esperando pela chamada pública, quando certa noite de sexta-feira ela entrou em contato comigo dizendo que uma tutora da disciplina de uma outra professora havia desistido na véspera de iniciar a disciplina, a disciplina começaria na segunda-feira, impossível de se preparar não é mesmo? Ela disse então que o tutor presencial poderia realizar o encontro inicial e que eu acompanharia a turma online. Não tive oportunidade de encontro com a coordenadora, recebi tudo por email, acompanhei os alunos, mas sentia que havia uma certa distância entre mim e eles, uma certa rudeza, uma dispersão, falei com a coordenadora que me disse que isso fazia parte do perfil do aluno de EaD, mas depois percebi que isso em boa parte se deu pelo fato de não ter havido o primeiro contato presencial com eles. Do meio da disciplina para o fim, vi o quanto eles melhoraram em todos os aspectos. Tive muita ajuda do meu colega que é tutor e também da conteudista no sentido de receber orientações. Isso se deu no final do semestre de 2010, já no segundo semestre trabalhei com mais outras disciplinas e fiz o curso de formação inicial de tutores. Vejo que a cada tutoria aprendo mais sobre o que é e como se faz EaD.


2 comentários:

  1. Tom, creio que no final, o saldo foi positivo. Como um pinto, ao sair do ovo, recebe os cuidados e atenções da galinha, você também teve sua "mãe" e um "irmão mais velho" pra te ajudar nesse começo de jornada. Que bom!
    Brincadeiras à parte, o que me chamou atenção em seu relato foi a questão da falta que os alunos sentiram de um contato presencial no início da disciplina e como você contornou a situação. Vou lembrar sempre da sua história!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Isa,
    Precisei chorar não foi mesmo?Hehehehehhehehehhe Mas ao fim valeu a pena esperar por um comentário tão rico.

    ResponderExcluir