terça-feira, 5 de abril de 2011

Superando e aprendendo...

Minha primeira experiência com o ensino a distância foi no curso de formação de tutores, e ser uma aluna em um curso a distância já foi uma etapa difícil para mim. Isso porque é difícil para mim expor minhas idéias e opiniões. É uma característica da minha personalidade procurar cumprir tarefas e ser objetiva quando estou na cadeira de aluna. Portanto, postar mensagens em um fórum que me pedia para opinar e debater com meus colegas de turma um assunto, ou dar um depoimento de minha experiência como agora (rsrss) não era algo fácil e natural para mim.
Minha timidez sempre fez com que minha atitude como aluna fosse a de me expor pouco. Mas compreendi que no EaD não há como participar sem se expor. Não há como mostrar ao meu tutor/professor que li e fiz as atividades da aula a não ser que eu entre no fórum e "fale".

Essa foi minha primeira experiência no EaD e uma importante lição que aprendi, pois pude melhor compreender meu aluno por ter passado pelas mesmas dificuldades que ele. Portanto, tento tornar o ambiente (virtual ou não) o mais confortável possível para que haja uma boa interação.

Em relação à tutoria, em minha primeira experiência aprendi o "como". E aprendi enquanto fazia, pois o formato de aula que tivemos no curso de formação de tutores era bem diferente do formato das aulas de língua inglesa. Portanto, utilizar a didática do professor/tutor do curso de formação como modelo não era o mais adequado ao formato da disciplina de língua inglesa. Então eu considero a minha primeira experiência como tutora como um segundo curso de formação, pois embora aprendemos muito a respeito do EaD e acerca da tutoria no curso de formação, eu aprendi a SER uma tutora quando assumi a primeira turma. Eu não poderia deixar de mencionar que tive a sorte de ter como professora conteudista da disciplina uma professora muito organizada e que orienta seus tutores com clareza, a professora Claudiana da CCB, que amenizou minhas inseguranças e sempre me auxiliava com minhas dúvidas de principiante.

3 comentários:

  1. Interessante o seu relato, principalmente sobre o aspecto interativo, essencial no trabalho de tutoria. Esconder-se, como? Se o fizermos a disciplina inexiste.
    :D

    ResponderExcluir
  2. Você, tímida para expor suas opiniões, Marla? Sinceramente, nunca percebi isso. Você disfarça muito bem. Melhor que eu. ;]
    Não posso deixar de comentar sobre a Claudiana também! Poucas vezes encontrei conteudista tão presente e acompanhamento tão sólido.

    ResponderExcluir
  3. É verdade tenho que comentar também sobre a Claudiana, trabalhei com ela numa disciplina ano passado e estou trabalhando com ela esse ano com outra disciplina e sinto o quanto o trabalho dela ajuda o meu e o dos meus colegas.

    ResponderExcluir