segunda-feira, 4 de abril de 2011

A good start

Minha primeira experiência como tutora da UAB/UFC Virtual foi no primeiro semestre de 2010 quando fui convidada pela minha professora orientadora do estágio em língua inglesa para assumir a disciplina Língua Inglesa IA no pólo de Caucaia. Na verdade, ela havia me convidado em 2009, porém como eu não tinha concluido a graduação, não pude assumir a tutoria. Como, naquela época, tinha contato com alguns professores coordenadores de disciplina, resolvi investir e me dedicar à esta modalidade de ensino. Ainda no último semestre da graduação, através do convite da coordenadora do curso de Letras Inglês, ingressei no curso de Formação de Tutores promovido em 2009.2. Tudo isso ajudou bastante na minha primeira experiência como tutora, já que tinha familiaridade com o ambiente virtual e uma ótima relação profissional com a professora coordenadora da disciplina, que disponibilizou todas as orientações possíveis e não possíveis para que tudo desse certo. O maior desafio para mim foi trabalhar a compreensão auditiva e a produção oral em um ambiente virtual. Ao decorrer das aulas, fui pegando o ritmo da tutoria, e até mesmo, conhecendo ferramentas virtuais que nunca tinha utilizado antes. Tentei me envolver ao máximo a fim de desenvolver um trabalho responsável e, quando eu achava que havia necessidade, marcava uns encontros virtuais extras com os alunos via Skype. Foi ótima a experiência! Tive um ótimo relacionamento com o grupo o que permite até hoje ainda ter contato com alguns deles. O único contratempo que tive foi em relação aos aspectos administrativos: acabei pedindo o auxílio errado, e quando fui prestar contas, como não tinha recibo nenhum para apresentar, acabei tendo que devolver o auxílio que tinha recebido e pagando os gastos do meu bolso. A minha coordenadora ainda tentou me ajudar; contatou várias pessoas para verificar se eu não poderia ser reembolsada e etc. Ainda bem que o valor não foi muito alto, já que era na região metropolitana de Fortaleza. Mesmo assim, foi prejuízo! Também considero importante citar a minha adaptação à entrega das correções das atividades. Não imaginava que elas exigissem tanto do meu tempo! Sem contar que a minha turma era uma turma numerosa com aproximadamente 30 alunos. Imagine aí acompanhar fóruns, realizar chats e corrigir portfólios de todos eles... Foi um desafio e tanto! Enfim, a cada dia que passa, identifico-me demais com esta modalidade de ensino e espero tirar o máximo proveito de todas as experiências vividas e de todas que ainda virão.

4 comentários:

  1. Olá Aline!:D Eu também tive problemas como esses, de prestação de conta, onde ir, o que fazer... sempre parecia um pouco perdida, ate que resolvi resolver tudo pela fundação...sem depender muito do que iam enviando para mim, como passagens etc...resolvia diretamente..perguntava dos ofícios, foi até bom porque aí fiquei famosa na fundação hahaha bju!

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscila, acho que muitos já tiveram problemas parecidos, hein?! Ahhh, e sua fama se espalha rápido viu! You're famous everywhere!
    Bjus:*

    ResponderExcluir
  3. Tem razão, Aline, a Priscila é muito famosa, vou nem comentar! ;p
    Você foi guerreira em ter enfrentado uma turma de LING A com aproximadamente 30 alunos! Sei bem o que é isso e o quanto temos trabalho.
    Mas concordo com você, quando estabelecemos um bom relacionamento com alunos, a experiência se torna menos pesada e mais satisfatória (e com bons resultados!).

    ResponderExcluir
  4. Eu então!! Parece que comunicação é uma coisa que não acontece em certas instituições, as coisas acontece e as pessoa mais interessadas são as últimas a saber, aff.
    Também sou chamado pelo nome lá kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir