domingo, 3 de abril de 2011

Diálogo pra que?































Uma das minhas maiores dificuldades com a EaD é fazer com que os alunos entendamo quanto o diálogo é importante nessa modalidade, pois além de estreitar laços, ele possibilita a construção significativa do conhecimento. Geralmente o trabalho em grupo ou em duplas são os mais trabalhosos de serem realizados pois os alunos trazem sempre as maiores dificuldades. Qual será o valor que estamos dando ao diálogo em nossa prática enquanto tutores?

5 comentários:

  1. Achei bastante pertinente seu questionamento. Vejo que o design de muitos cursos, apesar das ferramentas de interação, não a estimulam de fato. Há um pré-requisito imposto que deve ser cumprido, ou seja, a carga horária virtual deve ser avaliada em termos de participação em fóruns e chats. Mas participação nem sempre é sinônimo de interação, e desse modo, como nossos alunos vão construir o saber de forma coletiva?

    ResponderExcluir
  2. Realmente esse parece ser um problema universal :/ Em nenhum ambiente, a interação parece ser levada como um momento de aprendizagem e troca, mas sim um momento forçado para que eu mostre o que eu sei .e o outro nem mesmo, muitas vezes, sente-se a vontade para ajudar ou dá um toque... e quando voce encontra algum aluno que chega para voce e pergunta: eu posso fazer comigo mesmo, mudando a voz? O.o

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tom!
    Sempre que os alunos precisam trabalhar, aparecem mil desculpas para não realizar a atividade com o colega. É comum eles usarem a desculpa da distância, de morarem longe dos colegas, etc. Eles pensam que realizar trabalho em dupla ou em equipe exige encontros presenciais para se fazer a atividade. A principal ferramente de estudo deles é o computador, mas muitos ainda não sabem lidar com as inúmeras facilidades que o computador e a internet nos trouxerem.

    ResponderExcluir
  4. É verdade. Os alunos (não todos, ainda bem) sempre trazem desculpas para não realizar o trabalho a tempo ou para não ter "dialogado" com os colegas em trabalhos em grupo e interações em fóruns. Acho que este curso é um belo momento para pensarmos nessa prática, pois estamos no lugar deles.

    ResponderExcluir
  5. Mas gente muitos de nós por exemplo não temos tempo pois temos carga horária tripla e mesmo assim arrajamos um tempinho para fazer nossas postagens. Minto? Será tão difícil assim colocar os estudo num patamar de prioridade?

    ResponderExcluir