quinta-feira, 7 de abril de 2011

Minha primeira tutoria!

Hello everybody,
Mesmo atrasado, cheguei.
Bem, minha primeira tutoria foi com uma das primeiras turmas de Letras-Inglês em 2007. O novidade começou quando cheguei na rodoviária para comprar a passagem para Meruoca e descobri que não havia ônibus direto. Meu Deus, depois de três transportes consegui chegar ao destino.

O primeiro contato com os alunos foi recheado de expectativas e medos tanto para eles quanto para mim. Mesmo passando por um curso de 4 meses em EAD, aquela era realmente a primeira experiência na qual eu estaria no comando (porém nem eu sabia direito onde estava pisando). Desafios são para ser enfrentados e foi isso que fiz como tutor e tentei repassar para os alunos para que mesmo frente ao desconhecido, eles não desanimassem nessa nova etapa da vida.

Mesmo com todo o esforço para estimulá-los e todas as mensagens de incentivo, notei que a maioria daquela turma não funcionou na EAD. Vários problemas ocorreram e não puderam ser sanados de imediato. Entre eles posso mencionar, a localidade apenas oferecia Internet discada, o laboratório não estava completamente equipado, a ferramenta de comunicação síncrona do Solar não funcionou nenhuma vez prejudicando a realização de algumas atividades e o mais preocupante creio que foi o despreparo dos alunos frente à ferramenta tecnológica que estávamos utilizando. Resultado disso tudo foi que muitos alunos nem concluíram a disciplina e outros vários saíram reprovados, tudo meio frustante também para mim como tutor. Daí tomei uma decisão, participaria de mais uma disciplina a distância e dependendo do resultado continuaria nessa modalidade de ensino ou não.

Que alívio quando fui convidado para uma segunda tutoria e o resultado foi diferente. Problemas ainda existiam, mas paulatinamente as coisas foram melhorando e a utilização/exploração da educação a distância foi evoluindo. Depois de quase 4 anos trabalhando junto a UFC com EAD posso afirmar que já superamos muita coisa e temos outras tantas a aprender e implementar para que essa modalidade se firme cada vez mais na educação de nosso país. Assim EAD poderá ser mais uma forma de educação de qualidade realizada por instituições sérias que vem na disseminação educacional formal um instrumento de emacipação individual e social.

Mesmo com tanto a aprender e a melhorar, creio que ainda não é hora de parar.
Júlio César

3 comentários:

  1. Acredito Júlio que quando a conclusão que devemos parar é que muita coisa pode estar errada, não concorda?

    ResponderExcluir
  2. Júlio Cesar, achei interessante você ter comentado o fato que os cursos são ótimos, mas nem sempre suprem TODAS as nossas necessidades na prática. Muitas coisas a gente só aprende no dia-a-dia e, como cada turma é única, acabamos por desenvolver nossas técnicas e metodologias, de acordo com cada uma delas. Isa.

    ResponderExcluir
  3. É verdade Isa,

    Mas creio que nesse curso no qual teremos a oportunidade de ser avaliados mais de perto, de termos feedback do nosso trabalho como tutores, isso sim nos permitirá pensar bem nossa prática e ver até que ponto, a partir das nossa vivências de tutoria estamos indo bem.

    Se tivéssemos a oportunidade de ver nosso colegas em prática seria ótimo, um trabalho de pares.

    Abraço,

    tOm^^

    ResponderExcluir