terça-feira, 31 de maio de 2011

Amor, humildade, fé nos homens, esperança e um pensar crítico

Acredito eu que não seja possível falar desses ele mentos separadamente, são elementos imbricados que levam o ser humano a agir de uma ou de outra forma. Porém, buscando tratar os assuntos de forma específica, eu diria que o amor acima de tudo deve existir por nossa profissão. Em todos os nossos fóruns e discussões, de alguma forma nós reclamamos e atentamos para as dificuldades de ser tutor, seja pelo pagamento que sai atrasado, seja pela mentalidade dos alunos, seja pela desorganização das coordenações de polo, enfim, muitos motivos que nos deixam down, mas em nenhum momento falamos em desistir. Isso para mim é amor, amor por uma profissão que é prestigiada por seu valor social e histórico, apesar de seus inúmeros empecilhos, é amor "porque é um ato de coragem, (...) é compromisso com os homens". Coragem de estar lá, não importa o que aconteça, e é compromisso de ensinar e aprender com todas as situações que são vivenciadas por nós.

E o que dizer da humildade? Não querendo desmerecer Paulo Freire, mas como meu pai fala, humildade não significa deixar que os outros pisem em nós, mas significa não achar que temos o direito de pisar em alguém, ou seja, significa pensar que somos imperfeitos e que não sabemos de tudo, e que por isso aprendemos sim com nossos alunos. Acredito que todos os dias da vida de tutoria nos dão uma oportunidade de praticar a humildade, seja como professor aprendendo com o aluno, e como aluno aceitando que um professor possa nos ensinar. É a humildade que nos faz aceitar uma crítica ou ver nela o lado positivo, que pode vir numa mensagem, numa resposta de fórum, num feedback de portfólio...lembrando, tanto do tutor quanto do aluno.

Já a fé, que não se explica mas se sente, é o que faz valer a esperança. É algo que não se vê, que não é óbvio, mas sabemos que está lá. Temos fé nos nossos alunos, de que de uma maneira ou de outra, ele vai entender que o que todos nós estamos fazendo é algo muito bom, é algo que vai gerar crescimento, acréscimo. Temos fé e esperança de que o ensino a distância vai atingir um número maior de pessoas QUALITATIVAMENTE; temos fé e esperança de que o aluno que estamos formando hoje será um professor melhor amanhã, e de que esse professor formará melhores alunos, e de que esses alunos também serão melhores profissionais...e por aí vai. Faz parte de todo esse processo, ser pensador crítico. 

No geral, as pessoas pensam que criticar é achar defeito em tudo, na verdade criticar ou pensar criticamente é achar sempre uma forma de melhorar algo, não baseados no "achismo", mas fundamentados teórica e experiencialmente. Como pensar criticamente o ensino a distância? Como pensar criticamente nossas ações como tutores? Como pensar criticamente nosso aluno e tudo o que o rodeia? Como fazer o aluno pensar criticamente? São questões que tenho fé e esperança de que serão resolvidas. 

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