sexta-feira, 27 de maio de 2011

Aff - Negócio trabalhoso



Olá meus queridos colegas, embora ache que seja se repetir, afinal de contas já discutimos tudo isso nos fóruns, aqui vou eu fazendo meus comentários, digo comentários pois creio que análises já estão suficientemente colocadas no solar.

Análise de Fórum

Bem-me-quer, mal-me-quer, será
que meu tutor lembra de mim?

Onde está o tutor dessa turma? Me parece que ele não estava muito afi
m de aparecer além do mais a formatação não ajudou muito, não se sabe onde co
meça nem onde termina o texto. Me parece também que os alunos fugiram um pouco do ass
unto propo
sto e o tutor não me pareceu fazer esforços para retomá-lo, como também não mediou de modo a ampliar conteúdos e discussões relativas ao assunto.




Analisando uma situação de
bate-papo

A sensação que tive ao observar esse bate-papo foi a de que o aluno não tinha muita oportunidade de falar, na verdade, parece que não houve muito diálogo. Não há cortesia entre os participantes do papo. O professor não dá muita oportunidade para a aluna participar, ele fica sempre chamando a atenção, seja por meio
de palavras, como VEJA, ATENÇÃO, excesso de pontuação (???). Espero que eu não esteja atualizando essa prática em meus chats. Se o estiver fazendo, espero que meus alunos sim gritem comigo dizendo: PROFESSOR!!! DEIXA EU
FALAR!!!



VIDA DE PROFESSOR

Gostaria de convidar a professora Vanessa, pra ir à praia, tomar um bronzeado, beber uma água de coco, comer uma casquinha de caranguejo, se
enterrar na areia, mas como se no único dia que tenho de folga, preciso dormir um
as duas horas a mais, corrigir ou elab
orar provas, mediar bate-papo? Durante a semana, acordo às 6 da manhã, p
ego o ônibus e vou pra escola do estado, no intervalo do almoço, tento dar feedback no solar, ou fazer outras coisas (pagar contas, fazer compras ...) de moto-taxi, se não não dá tempo de voltar para o exped
iente da tarde que começa às 13:10, depois do expediente da tarde, vou para o curso de idiomas onde trabalho à noite para o terceiro expediente, nesse curso trabalho na produção de material didático (q
uando não tenho que me deslocar para outras cidades para dar aula pela UAB), chego em casa às 22h, tomo
banho, e entro no solar para ver como andam as
discussões do fórum, ou uso o computador para digitar os trabalhos da especialização que faço aos sábados, ou para participar do curso de formação continuada de tutores. Não creio que essa seja uma rotina muito saudável, mas infelizmente temos muitas vezes trabalhar THIS MUCH para termos o mínimo de conforto (se é que isso pode ser chamado de conforto). Tenho que me planejar para levar uma vida mais saudável e convido a vocês para fazerem o mesmo.


Análise de portfólio

Esta talvez seja um dos assuntos mais delicados do nosso trabalho como tutor, quero dizer, não podemos incorrer na injustiça, muitas vezes somos nos os primeiros a nos atrasar, não enviamos feedback do portfólio em dia, não somos tão presentes como deveríamos, então cada caso precisa ser analisado com carinho. Por outro lado, será que aumentar prazos ajuda nossos alunos a se tornarem mais responsáveis e autônomos. No caso apresentado na aula, vemos que a aluna é bastante participativa, de acordo com o que ela mesma disse, logo temos aí duas possibilidades de resposta, sendo participativa como ela diz, ela não terá problemas com relação a notas, outra possibilidade é que há a possibilidade de olhar de forma mais condescendente para essa aluna, nem que seja somente uma vez.

Análise de fórum 2


Temos duas interações de fóruns, na primeira somente vemos a participação de dois alunos, não houve a participação do tutor.

Creio que o fórum é na verdade a aula acontecendo, se levarmos em consideração que uma aula exige discussões entre os participantes por tornar essa prática mais dialógica. No caso que estamos estudando o diálogo existe pois um aluno retoma a idéia do outro e a explora numa perspectiva diferente. Contudo os traços que mostraria um certa, digamos, cordialidade entre os participantes, não existem, quero dizer, embora o aluno B tenha postado como resposta ao aluno A, seu texto não apresenta marcas de endereçamento ao colega. Considero essas marcas discursivas essenciasi na construção de uma conversa.

No segundo vemos também aí a possibilidade de o tutor ter permitido uma interação mais apropriada por parte dos alunos, se colocando inclusive como aquele que tem dúvidas. Essa postura é bastante interessante para forma um aluno que constrói com os outros a aprendizagem coletiva.

2 comentários:

  1. Mas não ficou nada repetitivo, você retomou as discussões dos fóruns de maneira diferente e criativa, através do seu discurso e também das imagens. Parabéns!

    ResponderExcluir