quarta-feira, 29 de junho de 2011

Avaliar: O que é? Como se faz?




Gostaria de aproveitar a oportunidade dessa reflexão para comentar um pouco as considerações do samuel na postagem da Alina logo abaixo, como sempre bastante embasadas. Tenho a concordar que que existem determindadas posturas que não favorecem um processo sadio de aprendizagem. a avaliação mais que um momento, dever ser processual, e isso não deve estar somente presente em nosso discurso, mas em nossa prática, quando falo prática também quero dizer estudos, pois será através deles que práticas e instrumentos novos poderão surgir.

Observando a figura podemos ter vários tipos de interpretação, como ficou claro nas postagens abaixo, alguma podem ser positivas, outras negativa, mas todas elas são fazem sentido em nosso dias se levarmos em consideração novas posturas, que não sala de aula devem ser atualizadas, principalmente a de que os sujeitos envolvidos no processo encsino-aprendiazagem, a saber professor e aluno, são parceiros, e como tais são contribuintes um do outro, claro que por razões óbvias, os professores são parceiros mais experiêntes que nesse caso tem a função de mediar, servir de elo indicador entre as possibilidades de aprendizagem e os alunos.


Retorno agora á postagem do samuel, quando o mesmo professor questionou a idéia de se avaliar competências, talvez não posaamos considerar esse tipo de avaliação se cremos que a competência avaliada é a do pareceiro menos experiente, não somos aprendizes mutuamente, não nos avaliamos mutuamente, então não avaliariamos e ajudaríamos a desenvolver nossas competências mutuamente? Talvez Samuel a frase "Ele(a) sabe", possa fazer algum sentido se vier acompanhada de um grande e profundo interesse por despertar de conehcimento e abertura para despertar de seu próprio conhecimento por parte do outro.

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