quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dialogicidade...


Os autores do texto Dialogicidade em práticas interativas da área de exatas compreendem o diálogo numa perspectiva de valorização mútua, em que todos os envolvidos desempenham um papel importante na construção do conhecimento, valorizando a construção de relações humanas durante o ato educativo, o que pode diminuir o isolamento típico da EAD.
O diálogo na perspectiva freiriana envolve cinco elementos amor, humildade, fé nos homens, esperança e pensar crítico. Priscila David e José Aires Castro Filho traduziram os cinco elementos do diálogo freirirano em cinco parâmetros: afetividade, simetria discursiva, valorização da autonomia, exercício da autonomia e reflexividade crítica.
O primeiro parâmetro, afetividade, corresponde ao amor. Em fóruns e chats este parâmetro pode ser identificado a partir de elementos lingüísticos e paralinguísticos que traduzem os sentimentos dos interlocutores. Para exemplificar este parâmetro, eu cito mensagem do nosso colega Tom no Fórum Bom dia. Em uma das mensagens ele postou uma imagem de um sol na janela e acima da mensagem tinha a expressão BOM DIA!
O parâmetro simetria discursiva está relacionado à humildade. A ocorrência deste parâmetro demonstra uma igualdade de papéis entre os interlocutores, ou seja, não há utilização de linguagem que demonstra hierarquia dentro do grupo. Como exemplo, cito a participação da nossa tutora no rodízio de fóruns. Ela participou de todos os fóruns adotando uma postura que não denotou superioridade nem arrogância, por esta em uma posição superior a dos cursistas.
O parâmetro de valorização da autonomia associa-se à fé nos homens. De acordo com David & Castro-Filho (2009), este parâmetro é observado apenas nas mensagens do tutor. Podemos perceber a ocorrência deste parâmetro em mensagens que o tutor motiva a participação do aluno, questionando, levando-o a refletir sobre o conteúdo. As perguntas que a nossa tutora fez, via ferramenta mensagem, para serem discutidas neste blog compõem um exemplo de valorização da autonomia.
O quarto parâmetro é do exercício da autonomia. Este parâmetro relaciona-se ao princípio da esperança. Enquanto o parâmetro valorização da autonomia é aplicado às mensagens do tutor, o parâmetro exercício da autonomia é aplicado aos turnos de fala dos alunos. O exercício da autonomia é verificado nas mensagens que revelam o interesse pelo aprofundamento dos conhecimentos, revelando uma postura proativa do aluno em busca de elementos que enriqueçam o debate. Este parâmetro pode ser exemplificado a partir de leituras extras que os próprios alunos propõem.
O último parâmetro, reflexividade crítica, corresponde ao pensar crítico. Este parâmetro é observado em mensagens que demonstram reflexão a respeito de um tema que está em discussão. A reflexividade pode ser intrapessoal e interpessoal. As reflexões intrapessoais evidenciam apenas a forma de pensar do emissor, sem fazer relação com o comentário de outros interlocutores. Já as reflexões interpessoais evidenciam uma reflexão do interlocutor sobre uma mensagem de um colega. Por exemplo, no chat em que o aluno apenas posta sua reflexão sobre o texto indicado para estudo, sem se preocupar em relacionar suas idéias com as ideias expostas pelos colegas, observamos a presença apenas da reflexividade intrapessoal.
Pensando nos parâmetros, surgiu às seguintes questões em relação à autonomia: Será que como tutores temos realmente a preocupação de valorizar a autonomia do aluno? E será que nossos alunos exercem a autonomia de forma satisfatória?

Um comentário:

  1. Você tocou num ponto interessante, Lorena, a questão da autonomia, tão desejada nos alunos da EaD. Acho que ela é exercida em parte, não da maneira como deveria ser, pois muitos deles ainda são muito "dependentes" dos tutores, das aulas tradicionais, etc...

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