quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sobre avaliação...


A figura mostra o professor observando de forma distante o cérebro do aluno. Comparando com as práticas avaliativas, podemos associar a figura aos métodos de tradicionais de avaliação que avaliam os alunos de forma quantitativa, visando apenas atribuição de nota. Quando a maioria das pessoas pensam em avaliação logo vem a mente os testes, provas, instrumentos usados apenas para medir o conhecimento do aluno. Sabemos que esta não deve ser a finalidade principal do ato de avaliar. Todo processo avaliativo deve servir para gerar reflexão tanto no professor quanto no aluno. Além disso, quando se avalia há a intenção de manter o que está bom numa determinada situação e aprimorar ou corrigir falhas apresentadas, gerando mudança significativa no processo de aprendizagem do aluno.
Hoffman (2001) defende que o processo de avaliação da aprendizagem tem o caráter de controle presente em duas dimensões: cerceamento ou acompanhamento. De acordo com a autora, “quando se controla para julgar, basta andar ao lado de alguém, observando, registrando, coletando provas do caminho que trilhou (…). Quando se acompanha para ajudar no trajeto é necessário percorrê-lo junto, sentindo-lhe as dificuldades, apoiando, conversando, sugerindo rumos adequados a cada aluno”. Desta forma, a avaliação pode ter a função de apenas registrar o que aluno aprendeu, sem que o professor interfira no processo; ou pode registrar o que o aluno aprendeu, acrescentando ao registro intervenções que o professor fará sempre que julgar necessários, fazendo de fato o acompanhamento do aluno durante o processo de aprendizagem.
A última opção é a ideal, assim como se a utilização de métodos qualitativos e formativos de avaliação. Contudo, sabemos que ainda estamos longe de atingir este ideal. Tendo em vista que a maioria dos professores lida com várias turmas, que muitas vezes são bastante numerosas, torna-se difícil aplicar uma avaliação formativa, individualizada, qualitativa, voltada para o processo.

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