O planejamento de um chat envolve aspectos como a escolha de horários que atendam os grupos; a delimitação do número de participantes, que não deve ser excessivo, uma vez que a evolução da discussão pode ficar comprometida por este fator e a questão do tempo de estudo para a discussão sobre o tema proposto. A não observância de alguns desses fatores compromete em muito a realização de um trabalho proveitoso envolvendo esta ferramenta.
Durante o chat, o tutor não deve sobrecarregar os alunos com perguntas/questionamentos feitos numa tomada só, sem dar-lhes tempo para responder. Organização, direcionamento e alternância entre os papéis são fatores essenciais para a evolução da discussão, assim, estabelecer previamente a etiqueta no chat se faz necessário.
Por fim, o aluno deve ser conscientizado de que o chat é uma oportunidade em tempo real de se tirar dúvidas e de se relacionar com o grupo. Muitas vezes precisamos desse contato mais próximo do real para interagirmos e resolver problemas que até então não estavam tendo solução através das ferramentas assíncronas.
Enviar previamente uma mensagem com a etiqueta para os alunos era uma coisa que eu nunca tinha feito e que, certamente, teria me poupado bastante dor de cabeça e confusão em chats com alunos. A Isathai fez isso com a gente e eu achei que já me ajudou a melhorar minhas postagens e interação. Vou seguir esse conselho para a próxima, Franciclé.
ResponderExcluirEssas dicas podem realmente contribuir para o bom andamento de um chat, Helton. Vamos colocá-las em prática.
ResponderExcluirFico muito feliz com o fato de que todos estejamos aprendendo coisas novas no curso!
ResponderExcluir