Muito já se falou sobre o diálogo freiriano, assim, better late than never, darei minha contribuição:
AMOR - O amor...sem ele nada é feito. Manter uma relação cordial com os alunos é muito importante para o bom andamento de uma disciplina. Uma vez que o contato face-a-face acontece em menor escala, quando comparado à carga horária virtual, precisamos estabelecer laços a partir das interações mediadas pelo computador. Fazer-se presente, perceber o individual dentro do coletivo e conhecer as dificuldades de um determinado aluno, por exemplo, são atitudes essenciais.
HUMILDADE e FÉ NOS HOMENS - Intimamente ligados, esses dois pressupostos tratam da negociação e da autonomia, fatores de suma importância na aprendizagem colaborativa. Uma vez que questões são debatidas e negociadas, é preciso saber ouvir e muitas vezes ceder para se chegar a um acordo, resolver determinado problema. Nesse sentido, confiar no outro é dar-lhe autonomia e contribuir para o seu aprendizado.
ESPERANÇA - Relacionada ao poder de criação do aluno online, a esperança prima pela ampliação da biblioteca, da construção coletiva do conhecimento. As diversas fontes disponíveis online devem ser filtradas, desse modo, o tutor exerce um papel de suma importância para guiar o aluno no mar hipertextual. No entanto, esta não é uma tarefa apenas do tutor, uma vez que o aluno, também inserido no processo de construção do conhecimento, deve construir seu próprio banco de dados.
PENSAR CRÍTICO - As ferramentas disponíveis em um ambiente virtual de aprendizagem e os diversos modos de utilização das mesmas criam uma atmosfera propícia para o pensar crítico. Trabalhar em grupo, pensar junto e construir coletivamente geram reflexões que muitas vezes não seriam feitas por um indivíduo sozinho. Nesse sentido, os envolvidos no processo devem estar sempre abertos para o diálogo e para a percepção de novos horizontes.
AMOR - O amor...sem ele nada é feito. Manter uma relação cordial com os alunos é muito importante para o bom andamento de uma disciplina. Uma vez que o contato face-a-face acontece em menor escala, quando comparado à carga horária virtual, precisamos estabelecer laços a partir das interações mediadas pelo computador. Fazer-se presente, perceber o individual dentro do coletivo e conhecer as dificuldades de um determinado aluno, por exemplo, são atitudes essenciais.
HUMILDADE e FÉ NOS HOMENS - Intimamente ligados, esses dois pressupostos tratam da negociação e da autonomia, fatores de suma importância na aprendizagem colaborativa. Uma vez que questões são debatidas e negociadas, é preciso saber ouvir e muitas vezes ceder para se chegar a um acordo, resolver determinado problema. Nesse sentido, confiar no outro é dar-lhe autonomia e contribuir para o seu aprendizado.
ESPERANÇA - Relacionada ao poder de criação do aluno online, a esperança prima pela ampliação da biblioteca, da construção coletiva do conhecimento. As diversas fontes disponíveis online devem ser filtradas, desse modo, o tutor exerce um papel de suma importância para guiar o aluno no mar hipertextual. No entanto, esta não é uma tarefa apenas do tutor, uma vez que o aluno, também inserido no processo de construção do conhecimento, deve construir seu próprio banco de dados.
PENSAR CRÍTICO - As ferramentas disponíveis em um ambiente virtual de aprendizagem e os diversos modos de utilização das mesmas criam uma atmosfera propícia para o pensar crítico. Trabalhar em grupo, pensar junto e construir coletivamente geram reflexões que muitas vezes não seriam feitas por um indivíduo sozinho. Nesse sentido, os envolvidos no processo devem estar sempre abertos para o diálogo e para a percepção de novos horizontes.
Bom, na verdade, Fran, na última edição do curso, nós tínhamos que dar exemplos desse diálogo freiriano em experiências vividas por nós, como tutores, assim, não ficava tão repetitivo... Mas todas as contribuições são únicas e relevantes, o mesmo tema visto de formas diferentes, abordado em discursos diversos, acho bem bacana!
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