quinta-feira, 31 de março de 2011

"For the first time, you got me..."

A minha primeira experiência como tutor foi realizada pela metade. Estava fora do Ceará quando recebi o primeiro convite para atuar em Meruoca-CE. A professora-coordenadora foi bastante persuasiva, falando sobre o quanto eu poderia aproveitar/gostar (d)o local para onde eu viajaria: clima, pousada (resort?!), etc. Como não estaria no Ceará no encontro presencial, não pude me comprometer. No entanto, depois, fui convidado novamente pela mesma professora, para ficar no lugar da tutora de Maranguape-CE, na mesma disciplina, no mesmo período. Resultado: tive que realizar um trabalho que estava bem atrasado, corrigindo as atividades postadas pelos alunos em aulas já terminadas. Inesquecível mesmo foi assumir a MINHA primeira tutoria oficial, em Piquet Carneiro-CE. O nome da cidade me fazia pensar em algo francês (Piquet), o que me remetia a algo refinado. Fiquei surpreso quando tive que me hospedar em uma pousada funcional – quartos localizados na parte de cima de um depósito (de material de construção?), após mais de 5 horas de viagem de ônibus.


(S@muel)

9 comentários:

  1. Puxa, Samuel! Essa sim foi uma experiência desagradável. Chego até a ficar admirado que, mesmo com essa "primeira impressão" do curso, você continuou atuando. Way to go!

    ResponderExcluir
  2. Essa minha primeira experiência rendeu comentários, e já serviu de ilustração em apresentações acadêmicas (mesa-redonda/palestra). Em Piquet Carneiro, não havia a possibilidade de ter nota fiscal, cupom fiscal ou recibo com CNPJ para comprovar a ajuda de custo, que, na época, precisava ser devolvida, caso não fosse comprovado seu gasto, mediante documentação. O que fazer nessa situação? Compartilhei minha experiência com algumas pessoas, inclusive com a coordenadora do curso de Letras/Inglês, a Profa. Dra. Vládia Borges, que sempre tem se demonstrado solidária em relação à tutoria, buscando melhoria para a condição de trabalho do tutor.

    ResponderExcluir
  3. Sam, sua experiência continua servindo de ilustração para aulas e eventos. Lembro de tê-la ouvido ainda essa semana. Fiquei surpresa ao saber que se tratava de você!

    ResponderExcluir
  4. Depois de saber disso, olharaderiva, vale muito a pena destacar que essa experiência foi vivenciada por mim em 2009.1, na disciplina Língua Inglesa 2A (precisei recuperar essa informação com a ajuda do meu lattes).

    ResponderExcluir
  5. Samuel,
    Seu relato me fez lembrar de um conselho de um tutor assim que assumi a primeira tutoria. O tutor disse: "Nunca vá para Piquet Carneiro!". Ainda bem que tive um pouco mais de sorte do que você. Minha primeira tutoria foi em Beberibe.

    ResponderExcluir
  6. Será que esse conselho ajuda na educação democrática? O que sei é que ninguém quer ir para esse pólo, pois além de ser o mais distante é considerado o mais desprovido de condições mínimas, não sei se é verdade, mas creio que é esse mais um motivo para a valorização e investimento nesse momento da educação brasileira.

    LOL

    ResponderExcluir
  7. Que conselho recebeu a Lorena, hein?! Mas pelo que ouvi de outros colegas, isso parece verdade. Uma pena, pois seria contra o objetivo principal desse projeto, que é democratizar o ensino da UFC em outras cidades.
    Também nunca fui a Piquet nem a Brejo Santo, mas a "propaganda" não me permite criar interesse para ter minhas primeiras vezes em cada.

    ResponderExcluir
  8. Nossa Samuel, que relato hein! Thanks God, nunca passei por coisa parecida em relação à hospedagem e estadia, mas também tive um contratempo quando iniciei a tutoria: por falta de orientação, pedi a ajuda de custo errada, e acabei não podendo comprovar com nada, pois peguei o recibo errado. Tive que devolver a ajuda e pagar todos os gastos do meu bolso mesmo. E como a Lorena comentou acima, também recebi vários conselhos de colegas tutoras dizendo para eu evitar Piquet Carneiro. Até agora, atuo mais na região metropolitana de Fortaleza.

    ResponderExcluir
  9. Samuel!!!!!! Nossa, estive lá para testemunhar a seu favor! hahaha realmente, foi pesado! Não sabia onde era, mas sabia que era o final da linha...que bom! haha e outra, agora só tem um horário de onibus ..ou seja tem que sair um dia antes do dia da aula e chegar lá a noite e orar pra não encontrar nada desagradavel no caminho e o porteiro do unico hotel acordado :D Mas até que depois da segunda experiencia lá gostei! hahaha

    ResponderExcluir