Propostas de fóruns com discussões bem específicas tendem a gerar respostas repetitivas. A fim de minimizar isto, alguns alunos recorrem a outras fontes, mas não se preocupam em parafrasear as informações. Assim, há cópias na íntegra, não havendo, inclusive, sequer uma reflexão sobre o assunto proposto. Por exemplo, na primeira situação proposta para a discussão do fórum sobre buracos negros, o segundo aluno simplesmente apresenta uma informação sobre o assunto que parece ser copiada literalmente de alguma fonte. Não há a preocupação de referenciar, ou seja, de informar de onde foi tirado, assumindo assim a autoria do que foi dito.
Apesar da minha pouca familiaridade com a área de física, percebi que no fórum 2, o aluno apresenta uma descrição de uma situação específica. Por outro lado, a resposta do tutor de certa forma ignora o que foi dito, uma vez que ele faz outro questionamento bem pontual, que por sua vez é respondido também de forma pontual. Nesse caso, o tutor poderia ter comentado o que o aluno apresentou e em seguida ter feito o questionamento. O mediador, ainda, não teve cuidado com a pontuação do que escreveu (professores de Letras não perdoam mesmo, rsrsrs). O cuidado com a escrita é algo que devemos ter, uma vez que as informações ficam armazenadas no ambiente.
Sugerir discussões e desdobramentos de forma gradual minimizam a limitação de fóruns cujo conteúdo é muito restrito. Portanto, o planejamento de um fórum, assim como o de qualquer outra ferramenta, é fundamental para que ele ocorra de forma satisfatóra. Entretanto, se os principais elementos da colaboração (tutor/alunos) não tiverem o espírito colaborativo, não haverá um trabalho satisfatório com esta ferramenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário